Apresentação

Resumo

 

GT 01 - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Autor Título
Rita Rodrigues de Souza ESCRITA TÉCNICO-ACADÊMICA NO EMTII: DA ANÁLISE DE NECESSIDADES À CONSCIENTIZAÇÃO DE GÊNERO
Rosangela do Nascimento Costa O EFEITO RETROATIVO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA CIDADE DE QUIRINÓPOLIS-GOIÁS
Comunicação Oral
Agostinho Potenciano de Souza ENSINO E ESTÁGIO: PRÁTICAS URGENTES
Daniele Gonçalves Dias UM OLHAR POÉTICO SOBRE O ESSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Gilves Furtado de Queiroz O ENSINO DE CONCEITOS NA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO II CICLO
Hélvio Frank de Oliveira O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES SOBRE A GRAMÁTICA
NO ENSINO DE PORTUGUÊS
Káritha Andrade Cavalcante Reflexão a respeito da linguagem e a sociedade: a sociolinguística na sala de aula
Luana ALVES LUTERMAN MEMÓRIA INTERNA X MEMÓRIA DISCURSIVA
NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO INDIVÍDUO
Maria Luiza Gomes Vasconcelos MACHADO DE ASSIS E A EDUCAÇÃO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Maria Margarete Pozzobon A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA NO CURSO DE LETRAS DA UNU- INHUMAS – 2005 A 2012
Sinval Martins de Sousa Filho O ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FACULDADE DE LETRAS/UFG
Wesley Luis Carvalhaes O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS
E AS ATIVIDADES DE LEITURA: ANÁLISE DE UM CASO
Pôster Científico
Autor Título
Cristina Aurélia Rezende Ozório COMO O LEITOR IMERSIVO INTERAGE E EXPLORA O CIBERESPAÇO
Relato de Experiência
Ewerton de Freitas Ignácio LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sebastião Silva Soares APRENDER E ENSINAR COM TEXTOS: O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

Voltar ao Menu

 

GT 02 - Línguas e literaturas estrangeiras
Comunicação Oral
Autor Título
Alena Conceição Ruzicka INTERCULTURALIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
Aline Gomes Souza A PALAVRA, O ALUNO E O ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA INCLUSIVA SOB O ENFOQUE DAS TEORIAS BAKHTINIANAS E VYGOTSKYANAS.
Ariovaldo Lopes Pereira LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: DISCURSOS VEICULADOS POR REPRESENTAÇÕES DE RELAÇÕES ENTRE GÊNEROS
Charlene S. M. Meneses de PAULA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE LÍNGUA INGLESA:
FOCO NAS PRODUÇÕES ORAL E ESCRITA
Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO ÂMBITO DO PIBID DE LETRAS: ESPANHOL
Eduardo Batista da Silva A QUALIDADE LÉXICO-GRAMATICAL DE REDAÇÕES EM LÍNGUA INGLESA
ESCRITAS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM PRÉ-SERVIÇO
Eliane Carolina de Oliveira REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS/ES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL: Projeto UFG
Flaviane MONTES Miranda Lemes ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUAS: UMA REFLEXÃO COM PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE O TEMA “CORPO E PRECONCEITO”
Grace Teles EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS E O CARÁTER MULTIFACETADO DA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Iris Oliveira de Carvalho A LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Lucielena Mendonça de LIMA TEORIA E PRÁTICA: O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL
Marco Túlio de Urzêda Freitas LETRAMENTO CRÍTICO E ENSINO DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS: RELATO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Márcio Evaristo Beltrão A PRÁTICA REFLEXIVA E A CRÍTICO-REFLEXIVA NO ATUAL CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO
María Cecilia Martínez Amaro Freitas A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE A REDE PÚBLICA E PRIVADA EM ANÁPOLIS
Maria Eugênia Sebba Ferreira de Andrade PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES/AS PARTICIPANTES DO “PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ ADICIONAL: UFG” SOBRE ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUAS– UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO CRÍTICA E COLABORATIVA
Rosana Beatriz Garrasini Sellanes A LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE SENSIBILIZAÇÃO
Vitalino Garcia Oliveira PIBID E FATORES INTERNOS QUE INFLUENCIAM A EDUCAÇÃO: CRENÇAS DE UM ALUNO PIBIDIANO SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Viviane Pires Viana Silvestre A PERSPECTIVA CRÍTICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA/ INGLÊS NA ESCOLA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INICIAL COM O PIBID

 

Voltar ao Menu

 

GT 03 – Artes
Comunicação Oral
Autor Título
Ceila Portilho Maciel A CORPOREIDADE QUE ULTRAPASSA O CORPO: o corpo da psicanálise, o corpo da educação e o corpo da arte
Djenane Vieira dos Santos Silva HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ATIVIDADES ARTÍSTICAS PRÁTICAS
Eliana Gonçalves ASPECTOS HISTÓRICOS E SINGULARES DO ENSINO DE ARTE
Jhon Maykel Fernandes ARTES VISUAIS E TECNOLOGIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO, A CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO
Marlini Dorneles de Lima CONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DOS
PROFESSORES DE DANÇA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS A PARTIR DA DÉCADA DE 90
Vanessa Campos de Lara Jakimiu O ENSINO DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
Pôster Científico
Autor Título
Adriane Marques Costa Souza AS POÉTICAS VISUAIS NA FORMAÇÃO DO ALUNO-PROFESSOR
Anália Cássia Gonçalves de Souza MEMORIAL DE ARTE E CULTURA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Francisca Kaline Sousa Santos CORPO COMO CAPITAL: ESTUDOS INICIAIS PARA O ENSINO DE ARTE
Maria Aparecida Cagnoni UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UnN de FORMOSA, GO.
PROJETO ARTENOSSA

 

Voltar ao Menu

 

GT 04 – Física, Química, Biologia e Ciências
Comunicação Oral
Autor Título
Beatriz Aparecida Batista dos Santos MÍDIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: DINÂMICA DA UTILIZAÇÃO PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO EM COLÉGIOS DE IPORÁ-GO
Brucce Sanderson Prado de Freitas OS MOTIVOS DE ESCOLHA DOS ACADÊMICOS PELA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - PERÍODO NOTURNO – NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Jenyffer Soares Estival Murça AS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ESTADO DE GOIÁS – “SILÊNCIOS” QUE PERPASSAM O PERFIL PROFISSIONAL DO PROFESSOR PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS (EJA)
José Firmino de Oliveira Neto O QUE É O PLANEJAMENTO? O ATO DE PLANEJAR PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS
Juliana Alves de Araújo Bottechia CULTURA QUÍMICA: O USO DO LIVRO DIDÁTICO QUÍMICA & SOCIEDADE
Kamilla de Faria Santos O LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO REFLEXIVO PARA ABORDAGEM DOS CONCEITOS BIOLÓGICOS: UM ENSIAO ANALÍTICO
Patrícia Nogueira Ribeiro O HÁBITO DA LEITURA INFLUENCIA OS/AS ALUNOS/AS A TEREM MELHORES NOTAS NA DISCIPLINA DE FÍSICA?
Philipe Parreira de Melo Souza CRIANÇAS E ADOLESCENTES REZANDO E PRESERVANDO O CERRADO E O
PLANETA
Rebeca de Miranda Camargo GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM IES DE GOIÂNIA E ANÁPOLIS: UMA ANÁLISE DOS DADOS CONTIDOS NO ENADE DE 2008
Rose Mary Almas de Carvalho A PRODUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE FÍSICA
Vinicius Borges Alves AS LEIS FUNDAMENTAIS DA DINÂMICA DOS CORPOS
COMO PROPOSTA DE PESQUISA NO ESTÁGIO
Vinícius Costa e Silva A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS EM DEBATE – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO SESC ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2013
Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho A DIDÁTICA COMO INVESTIGAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES
Pôster Científico
Autor Título
Ana Luiza Fernandes da Costa A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: A ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE SURDOS E OUVINTES
Arcedino de Moura Lucas CONSTITUIR-SE PROFESSOR (A) DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES E DESAFIOS PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E ALUNOS EGRESSOS DO IFG – LUZIÂNIA
Ariany Rosa Gonçalves O HOMEM E OS DEMAIS SERES VIVOS: AS DIVERSAS RELAÇÕES APRESENTADAS PELO LIVRO DIDÁTICO
Elisandra Carneiro de Freitas A relação professor-aluno nas aulas de Biologia
Fabiana F. Martos MOBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: O COMBATE A DENGUE EM UMA ESCOLA DE RIO VERDE – GO
Igor da Costa Jorge DIAGNÓSTICO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/BIOLOGIA NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO LUIZ DE OLIVEIRA, ANÁPOLIS, GO
Jéssica Soares Reis CONFECÇÃO CELULAR: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Layanne Barbosa Pazzinatto VISITA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: UMA PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE
Leide Laura de Alcantara Soares EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS: ESTUDO DE CASO NO PIBID - BIOLOGIA - UNIEVANGELICA
Lucas Bernardes Borges TEORIA DE VASILI DAVYDOV E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA MUDANÇAS NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DA EJA
Luiz Gonzaga Roversi Genovese ELEMENTOS COGNITIVOS DA APREDIZAGEM EM SUSTENTABILIDADE: NOVAS PERPECTIVAS METODOLOGICAS NO ENSINO DE CIENCIAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marcelo de Sousa Coelho O USO DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA EXPLORATÓRIA NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
Márcia Ap. Nunes A. Granja O PIBID/BIOLOGIA UNIEVANGÉLICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: ABORDANDO O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL
Márcia Friedrich CAMPO ACADÊMICO E CAMPO ESCOLAR: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA POR MEIO DE UM PEQUENO GRUPO DE PESQUISA
Marco Antônio Pereira de Sá “SEXUALIDADE: ‘ONDE?’ ‘QUANDO?’ E ‘PORQUE?’ – ASPECTOS DO TEMA NA VISÃO DOCENTE
Marianna Azevedo da Silva PRODUÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO A PARTIR DE SOBRAS DA MERENDA ESCOLAR POR MEIO DE COMPOSTAGEM
Núbia Carla de Souza Silva PARTICIPAÇÃO DOS ACADÊMICOS DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO EM ATIVIDADES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO
Renata Rolins da Silva Oliveira MATERIAIS DIDÁTICOS: TEORIA E PRÁTICA ALIADAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Rossana Pereira Sena AVALIAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO “ATUALIZAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GOIÁS” PELOS PARTICIPANTES.
Vaneska Aparecida Borges ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
Vanessa Cristina Gadelha Bessa VISÃO DE GESTORES SOBRE PROJETOS DE EXTENSÃO EM ANÁPOLIS - GO
Relato de Experiência
André L. Santos A IMPORTÂNCIA DA TABELA PERIÓDICA PARA A COMPREENSÃO DOS CONTÉUDOS DE QUÍMICA NA ESCOLA
Andréia Assis Rodrigues de Oliveira TEATRO DE FANTOCHES NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA COMPREENSÃO DE HIGIENE PESSOAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO LUIZ DE OLIVEIRA, ANÁPOLIS, GOIÁS
Dayane Batista Lopes AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULA TEÓRICA E PRÁTICA NUMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NA CIDADE DE ANÁPOLIS, GOIÁS.
Denílson Gomes Batista A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/BIOLOGIA EM MINHA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, MODALIDADE LICENCIATURA
Edson de Souza Correia DESAFIOS E SOLUÇÕES ADQUIRIDAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/BIOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS (UNIEVANGÈLICA)
Nádia C.C. Lopes O PIBID/BIOLOGIA UNIEVANGÉLICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ABORDANDO A IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Valmir J. Silva A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA CAMPO NA CONSTRUÇÃO DO PIBID

 

Voltar ao Menu

 

GT 05 – Matemática
Comunicação Oral
Autor Título
Anderson Oramisio Santos A CONTEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Cjanna Vieira Lopes A FENOMENOLOGIA, AS TICS E A MATEMÁTICA: CONSTRUCTOS TEÓRICOS NOS ANOS INICIAIS
Douglas Pereira Azevedo ESTÁGIO SUPERVISIONADO - O USO DO ERRO E DA MOTIVAÇÃO COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS
Lays Sthefanne Santos O ENSINO INTERDISCIPLINAR: O USO DE ROBÓTICA EDUCATIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Lis Borges Rodrigues A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lydianne Gomes de Assis Ferreira Vilela AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Marcos Roberto da Silva VÍDEO-CASO EM HIPERTEXTO (VCH): REFLEXÕES SOBRE SUA APLICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Roseli Araújo Barros TORNANDO-SE PROFESSORA: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA COMO ALUNAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Suely Miranda Cavalcante Bastos JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Thalitta Fernandes de Carvalho Peres e Claudimary Moreira Silva Oliveira O ESTÁGIO COMO PESQUISA: A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEG UNIDADE DE IPORÁ
Thalitta Fernandes de Carvalho Peres FORMAÇÃO DE CONCEITOS DO TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA VISÃO DO 9º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IPORÁ
Pôster Científico
Autor Título
Eliézer Marques Faria ENSINAR ALGORITMOS E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Kátia Cristina Brito O USO DO SOROBAN (ÁBACO JAPONÊS) NO PROCESSO DE ENSINO: APENAS UM RESGATE OU UMA POSSIBILIDADE?
Naysa Crystine Nogueira Oliveira O CLUBE DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE.
Silvana Prazeres dos Anjos O ESTUDO DO GRAMA NO SENGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Simone Ariomar de Souza OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS BACHELARDIANOS

 

Voltar ao Menu

 

GT 06 – Educação Física
Comunicação Oral
Autor Título
Anegleyce Teodoro Rodrigues A QUESTÃO ÉTNI CO-RACIAL E DE GÊNERO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DA ESCOLA
Camilla Rincon Pereira NATAÇÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIA DE ENSINO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Cristina Gomes de Oliveira Teixeira ASPECTOS MOTIVACIONAIS DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE UMA ESCOLA PÚBLICA E UMA PARTICULAR DA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
Pollyana de Macedo Villela TEMAS E POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Renata Machado de Assis A PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE PESQUISA E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Sandra Maria de Souza Fernandes ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANÁPOLIS
Silvia Teixeira de Pinho MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Pôster Científico
Autor Título
Genivaldo Antônio Silva ESPORTE ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O CONTEXTO FORMATIVO DA ESCOLA
Keila Camilo Borges A EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANÁPOLIS – GO
Suzane Ribeiro Milhomem OS CICLOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO E REALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA PÚBLICA
Relato de Experiência
Autor Título
Dayana Pereira Barbosa Oliveira REPERCUSSÕES DO PROJETO RECREIO NA REALIDADE DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ANÁPOLIS-GO
João Pedro de Araujo Thomaz PROJETO COOPERA-AÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM OS JOGOS COOPERATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM ANÁPOLIS-GO
Maria Clemência Pinheiro de Lima Ferreira CRIAÇÃO DE JOGOS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ENSINO POR PROJETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

 

Voltar ao Menu

 

GT 07 – Geografia
Comunicação Oral
Autor Título
Aiany Ruth Silva de Assis A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A PRÁTICA SOCIAL EM CONSONÂNCIA COM A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Antonio Dias da Silva O ENSINO DE GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A CIDADANINA NA COMUNIDADE SOL NASCENTE-DF
Bruno Augusto de Souza ALÉM DA SALA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) PARA A COMPREENSÃO ESPACIAL
Cristiane Pereira da Silva MUSEU PEDRO LUDOVICO COMO AMBIENTE DE ENSINO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA PARA AS SÉRIES INICIAIS.
Diôgo Rodrigues da Silva AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DO CHICO BENTO E O ENSINO DE GEOGRAFIA.
Ismael Donizete Cardoso de Moraes TEORIA DESENVOLVIMENTAL: PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA
LEOVAN ALVES DOS SANTOS O PROFESSOR E AS LINGUAGENS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ESCOLAR.
Luan do Carmo da Silva AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Magda Valéria da Silva CORRELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA URBANA, CURRÍCULO REFERÊNCIA E LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO ADOTADOS PELO COLÉGIO ESTADUAL XAVIER DE ALMEIDA, MORRINHOS/GOIÁS
Odiones de Fátima Borba O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO POR ATIVIDADES LÚDICAS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Rodrigo Capelle Suess ABORDAGEM E PESPECTIVAS DO CONCEITO LUGAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rosiane Correa Guimarães RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CARTOGRAFIA: PROPOSTAS PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da SILVA A GEOGRAFIA DE GOIÁS NO ENSINO BÁSICO: PROPOSTAS DE ABORDAGENS PARA AS SÉRIES INICIAIS
Suzana Ribeiro Lima Oliveira CERRADO LUGAR DE MUITOS, MAS COM POUCOS PERTENCENTES
Suzete Lourenço Buque A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM MOÇAMBIQUE: UM BREVE OLHAR HISTÓRICO
Thiago Aires Silva SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU – CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A CONSTRUÇÃO DE NOÇÕES ESPACIAIS DO DEFICIENTE VISUAL
Zuzy dos Reis Pereira AS PRÁTICAS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM RELAÇÃO AO ENSINO DOS CONTEÚDOS SOBRE A CIDADE E O URBANO
Pôster Científico
Autor Título
Adriana Aparecida Silva DIAGNÓSTICO DO ENSINO E APRENDIZADO DA CARTOGRAFIA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO
Cristiane Aparecida Silva Moura de Melo ENSINO EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA AS CRIANÇAS DA ESTAÇÃO VIDA NA CIDADE DE UBERLÂNDIA (MG)
Hugo de Carvalho Sobrinho ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO MUNDO VIVIDO
Marta de Paiva Macêdo O ENSINO DE CARTOGRAIA TEMÁTICA E A APRENDIZAGEM MEDIADA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Priscylla Karoline de Menezes O LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Relato de Experiência
Autor Título
Carina Alexandrino da Silva Oliveira UM NOVO OLHAR SOBRE O TEMA BACIA HIDROGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Jaqueline de Oliveira Lima CONSTRUINDO ESTRATÉGIA PARA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO
Maria Idelma Vieira D’Abadia A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E O PIBD: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.
Renato Araújo Teixeira DESCORTINANDO SABERES E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR NO IFG – CAMPUS INHUMAS
Vandervilson Alves Carneiro UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE TRABALHO DE CAMPO NA “TRILHA DO TATU” EM DOMÍNIO TERRITORIAL DA UEG – UnUCET, ANÁPOLIS (GO)

 

Voltar ao Menu

 

GT 08 – História
Comunicação Oral
Autor Título
Karinne Machado Silva FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DE ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Keides Batista Vicente HISTÓRIAS E MITOS DAS CIDADES ASSISTIDAS PELA UNU DE MORRINHOS. ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
Lídia da Silva Cruz Ribeiro O ESTUDO E O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA DA ÁFRICA:
ASPECTOS LEGAIS, EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS
Sandra Elaine Aires de Abreu A CRIAÇÃO E A DENOMINAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR ANTENSINA SANTANA
Pôster Científico
Autor Título
Daniel de Freitas Nunes A PROBLEMÁTICA DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INDICADORES PARA O APROFUNDAMENTO DE UMA ANÁLISE A PARTIR DE CURSOS DE LICENCIATURA

 

Voltar ao Menu

 

GT 09 – Didática, Práticas de Ensino e Estágio
Comunicação Oral
Autor Título
Ana Rogéria de Aguiar FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DE ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Artenizia Leonel Dias PROJETO SEXUALIDADE NA MEDIDA CERTA
Bráulio Vinícius Ferreira O ENSINO DA LINGUAGEM DO ARQUITETO:
UMA NOVA DIDÁTICA PARA UM NOVO DESENHO TÉCNICO.
Carime Rossi Elias PROCESSOS AVALIATIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE FORMAÇÃO: DISCUSSÃO EM TORNO DE UMA PERSPECTIVA INTERACIONAL-DIALÓGICA
Carlos Cardoso Silva O ESTÁGIO COMO ELO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Carlos Roberto da Silveira Junior ROBÓTICA COMO INSTRUMENTO DE CAPACITAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS EM CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Carlos Santana Rocha OS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS –
A PRODUÇÃO DE UM SEMINÁRIO E A EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE MONITOR PARA A ESCOLA PÚBLICA
Caroline Guimarães Pereira Costa A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A DOCÊNCIA ONLINE NO BRASIL
Christiane de Holanda Camilo OS DIREITOS HUMANOS NA REDE MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
Cléber Josè Borges Sobrinho DOCÊNCIA CURRICULAR INOVADORA: ASPECTOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Cyntia Aparecida de Araújo Bernardes FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRADIÇÕES PRESENTES NOS PROJETOS DE SOCIEDADE EM DISPUTA
Dâmares Carla da Silva A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO AGRESTE PERNAMBUCANO
Denise Silva Araújo A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO UNIVERSITÁRIO: PERCEPÇÃO SOCIAL E MAL ESTAR RELACIONAL
Eduardo Lúcio Franco EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS CINCO SENTIDOS E O CERRADO
Estelamaris Brant Scarel A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO NA DIALÉTICA NEGATIVA E O SENTIDO EMANCIPATÓRIO NA PRÁTICA EDUCATIVA
Euzebio Fernandes de CARVALHO QUESTÕES INICIAIS PARA UMA POLÍTICA DE ESTÁGIO
Fabio Pereira Santana E PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS? REFLEXÕES ACERCA DO CURRÍCULO
Geraldo da Silva Gomes A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA DIDÁTICA NAS LICENCIATURAS“BORRADAS” DO SISTEMA DA UNIVERSIDADE ABERTA - UAB NO BRASIL
Gislaine Rodrigues Martins SABERES DE UM BOM PROFESSOR: CONSIDERAÇÕES DE FORMANDAS E FORMANDO DO CURSO DE PEDAGOGIA UnUCSEH/ UEG
Glaucia Resende Marra Pereira EDUCAÇÃO PARA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA CONCEPÇÃO DE VIGOTSKI
Grazielle Aparecida de Oliveira ferreira FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
ALFABETIZADORES NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: O QUE BUSCAM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Icaraí Daiane Santana FORMAÇÃO E ÉTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Iraci Balbina Gonçalves Silva A APRENDIZAGEM POR CONCEITOS – CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA DE VYGOTSKY À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Irani Camilo de Souza Silva GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA REDE DE ENSINO
DO MUNICÍPIO DE URUAÇU
Itair Regina Carvalho Diogo ESCOLA E A APRENDIZAGEM DE LEITURA: FORMAÇÃO DO LEITOR
Ivanilda Cabral de Souza RESÍDUOS COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
Ivone Garcia Barbosa TEMÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE TCC DAS ALUNAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL DA FE/UFG
Ivone Maciel Pinto A PRIMEIRA EDIÇÃO DO PRADIME A DISTÂNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA
José Maria Baldino (IN)DISCIPLINA NA ESCOLA: algumas aproximações interpretativas
José Renato de Castro e Silva O ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO
E A MODELAGEM MANUAL - MAQUETE
Lenice Miranda Alves Formação de professores para o uso das TIC:
uma necessidade ou uma imposição?
Letícia Marinho Eglem de Oliveira PESQUISAS SOBRE A POLIVALÊNCIA COMO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE
Luciana Meira dos Santos Nunes DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA E DA PESQUISA
Maíra Braga Adorno Dourado CURRÍCULO E PROJETOS DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES E FAZERES DE UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE GOIÂNIA
Maria das Graças Simão Dias Leite INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVÍNCIA DE GOYAZ: CIVILIZAR E MORALIZAR A POPULAÇÃO
Maria Elizabeth Ferreira O DESAFIO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DO ATENDIMENTO NOS CEMEI’S EM ANÁPOLIS/GO.
Maria Goretti Quintiliano Carvalho O TRABALHO PEDAGÓGICO E A RELAÇÃO QUE A CRIANÇA COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESTABELECE COM O SABER
Marilene Marzari TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA.
Marina Grigório Barbosa de Sousa A PERCEPÇÃO DOS VELHOS DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE COM A TEMÁTICA RACIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Naiara Sousa Vilela DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Natália Belo Moreira O PAPEL SOCIAL DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: UNIVERSIDADE DA MATURIDADE E A TEMÁTICA RACIAL
Neuma Chaveiro FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PARCERIA COM ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A EDUCAÇÃO DE SURDOS
Nilma Fernandes do Amaral Santos PROJETO PROFESSOR CONECTADO: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO TRABALHO DOCENTE
Patricia Correa Junqueira FORMAÇÃO DE HABILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO PELA ESCRITA CRIATIVA
Patrícia Espíndola Mota Venâncio A INDISCIPLINA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO
FUNDAMENTAL NA CIDADE DE ANÁPOLIS – GO.
Renata Luiza da Costa A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ONLINE
Rosa Maria Oliveira Teixeira de Vasconcelos ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA NO IFPE.
Rosenilde Nogueira Paniago ESTÁGIO-PESQUISA NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO: LIMITES E POSSIBILIDADES
Sandra Valéria Limonta TEMPO DE ESCOLA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sebastião Pereira dos Santos O PROUCA – PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO NO ESTADO DE GOIÁS
SHÊILA GOMES DA SILVA BARROS A CRIANÇA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Silvia Reis Fernandes O LEMA “EDUCAÇÃO PARA TODOS” EM DOCUMENTOS DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS SOBRE PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO E REPERCUSSÃO NO FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS
Simeão Pereira Neto CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: UMA ABORDAGEM PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO-TEMPO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DO HABITUS PROFISSIONAL DOCENTE
Thaís Lobosque Aquino PELO INCREMENTO DA ÉTICA ARGUMENTATIVA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Valquíria Aparecida da Silva Santos O DESPREPARO DOS PROFESSORES PERMEADO PELOS LIMITES E DILEMAS DAS MÍDIAS, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO DISCENTE
Pôster Científico
Autor Título
Aline Araújo Caixeta da Silva O CURRÍCULO E O COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ORGANIZAÇÃO SIGNIFICATIVA DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM
Alzenira de Carvalho Miranda UEG-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE FORMOSA
André Luiz Araújo Cunha PROGRAMA “UM COMPUTADOR POR ALUNO”: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Andressa Lindoso Pacheco A HORTA ORGÂNICA COMO INSTRUMENTO DE DIDÁTICA SOCIO-EDUCATIVA
Bárbara Beatriz Vaz ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM PAUTA A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE
Camila Alberto Vicente de Oliveira O QUE AS PESQUISAS EM DIDÁTICA REVELAM?
UM ESTUDO NOS ANAIS DA ANPED ENTRE 2002 E 2012
Camila Aline Romano A PRÁTICA DA REGÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: EMPREGO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Carolina Mesquita Oliveira ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: RELATOS E REFLEXÕES
Christine Garrido Marquez ATIVIDADE CRIADORA E DIFERENÇAS CULTURAIS
Cristiane Oliveira Carvalho Maracaípe A ESCOLA E A FORMAÇÃO DO LEITOR
Dayane Mendes da Silva MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO BASE EM GOIÁS – MEB-GOIÁS: CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO BENEDITO E JOVELINA
Edna Misseno Pires INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS SURDAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA
Ivana Alves Monnerat de Azevedo O USO DO AMBIENTE MOODLE COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA
Lindalva Pessoni Santos AS DESCONTINUIDADES DA PRÁTICA EDUCATIVA TOMADAS
PELO VIÉS DA PSICANALISE
Lucas Lopes de Santana POLÍTICA PÚBLICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES - UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOS BOLSISTAS DE PEDAGOGIA DOS PROJETOS PIBID DO DISTRITO FEDERAL
Mara Cristina de Sylvio LEITURA E ESCRITA, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
O TRABALHO DIDÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Aparecida Candine de Brito AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Maria Bernadete Pozzobom Costa PERCEPÇÕES DO PEDAGOGO EM FORMAÇÃO NA PRÁTICA DAS
INSTIUIÇOES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Mychelle Gonçalves de São José DINAMIZANDO E MOTIVANDO O APRENDIZADO ESCOLAR POR MEIO DOS JOGOS PEDAGÓGICOS
Nádia Flausino Vieira Borges PROMOÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO TOCANTINS ATRAVÉS DO USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Núbia Carla de Souza Silva PARTICIPAÇÃO DOS ACADÊMICOS DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO EM ATIVIDADES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO
Odeony Paulo dos Santos DEDOCHES: O LÚDICO A SERVIÇO DA SAÚDE
Paloma Oliveira Bezerra O CINEMA E A EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Rafael Castro Rabelo PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Contribuições da Teoria da Atividade
Renata Ramos da Silva Carvalho UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS: DESAFIOS, DILEMAS E PERSPECTIVAS
Rosangela Aparecida Ramos de Lima O DEBATE ATUAL SOBRE A DIDÁTICA E AS DISTINTAS PERSPECTIVAS
Rubislei Sabino da Silva A FORMAÇÃO DOCENTE EM GOIÁS NA PERSPECTIVA DO EGRESSO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA PARCELADA EM PEDAGOGIA (1999-2007)
Samara Vieira de Carvalho PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA
Sandra Almeida Ferreira Camargo CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL X ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Simone da Costa Estrela O ETHOS DOCENTE NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS
Valquiria Coelho Pina Paulino REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA NECESSIDADE
Relato de Experiência
Autor Título
Cláuda Regina Major O ESTÁGIO CURRICULAR EM FORMA DE PROJETOS E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Claudia Helena dos Santos Araújo AMBIENTES DE FORMAÇÃO E A WEB2.0
Leudimar Amorim Cardoso MONITORIA DE ENSINO: REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Luciana Malagó INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
Rina Joana Ribeiro Santos LETRAMENTO DIGITAL
Rosemeire Barreto dos Santos Carvalho Programas do livro: uma experiência no quotidiano escolar

 

Voltar ao Menu

 

GT 10 –Filosofia
Comunicação Oral
Autor Título
Carmelita Brito de Freitas Felício DIDÁTICA DO ENSINO DA FILOSOFIA: UMA QUESTÃO METODOLÓGICA OU UM PROBLEMA FILOSÓFICO?
Lupércio Aparecido Rizzo REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA PARA ALUNOS DO
FUNDAMENTAL I e II
Maria Eliane Rosa de Souza FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E CULTURA: ENTRE OS IDEAIS DE
NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI*
Mônica Ferreira Albernaz A imbricada relação entre consciência, experiência e emancipação em Adorno e Freire.
Pedro Lucas Dulci O ENSINO DE FILOSOFIA EM TEMPOS DE ESPETÁCULO:
uma proposta estético-política a partir de Rancière e Agamben

 

Voltar ao Menu

 

GT 11 –Psicologia
Comunicação Oral
Autor Título
Valéria Moreira de Freitas Guimarães O QUE É SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/CAJ/UFG
Pôster Científico
Autor Título
Karine Cristina Soares MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO CONTEXTO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE MEDIADORES SOCIAIS
Liliane Oliveira de Lima Melo PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA EDUCAÇÃO E DA PSICOLOGIA (2001 – 2011).

 

Voltar ao Menu

 

GT 12 –Sociologia
Comunicação Oral
Autor Título
Álcio Crisóstomo Magalhães LIÇÕES DE MÉTODO: A SOCIOLOGIA DE BOURDIEU NA OBRA A REPRODUÇÃO
Dagmar Dnalva da Silva Bezerra TRABALHO DOCENTE: ELEMENTOS, CONCEPÇÕES E TENSÕES
Raphael Silvano Ferreira Silva FAMÍLIA E AGRESSIVIDADE INFANTIL – UMA REFLEXÃO ACERCA DESSAS INTERRELAÇÕES E SEU CONTEXTO SOCIAL
Rubson Marques Rodrigues A DOMESTIFICAÇÃO DO DIVINO: ATÉ TU, DEUS?
Suelaynne Lima da Paz UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA E A RETORMADA DA
SUA DEMOCRACIA INTERNA
Pôster Científico
Autor Título
Carlos Alberto Moreira de Araújo Júnior O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENSINO NA MATURIDADE: 10 anos do Estatuto do Idoso, reflexão no âmbito da educação dentro da Universidade Federal do Tocantins
Iracy Martins de Amorim DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO INDÍGENA ÀS EXPERIÊNCIAS DE ACADÊMICOS: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)
Leocimar Rodrigues Barbosa CONCORRÊNCIA NA EDUCAÇÃO: CONTRADIÇÕES INTRIGANTES
Martha Helena Rodrigues Souza RACISMO NO BRASIL: O NEGRO NO AMBIENTE DE TRABALHO

 

Voltar ao Menu

 

GT 13 – Diálogos Abertos sobre a Educação Básica
Comunicação Oral
Autor Título
Bruna Lorrany da Silva O ENSINO SUPLETIVO EM GOIÁS
Bruna Neves Correia NO CAMINHO HAVIA UMA PEDRA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NA PAUTA DA LUTA PELA QUALIDADE SOCIAL EM EDUCAÇÃO
Camila Rezende Oliveira DAS TICs À EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUTOS TEÓRICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Edilson Pereira Santos HISTÓRIAS INÉDITAS
Elisabete Andrade O CONCEITO DE “PROFESSOR/A REFLEXIVO/A” NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Elson Marcolino da Silva NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO E AS NOVAS DEMANDAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Flávia de Sousa Santos O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Genilza Alves da Silva Mello A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA DO DESENHO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.
Glacy Queirós de Roure EM TRÊS TEMPOS: EDUCAÇÃO, INFANCIA E CINEMA
Inez Maria Milhome Viana A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA FUNÇÃO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO
Laís Helena Besseler A LEITURA E A ESCRITA EM SALA DE AULA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O MATERIAL DO PROGRAMA LER E ESCREVER: A EXPERIÊNCIA NO BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO
Lorena Evangelista Raisky A PRODUÇÃO DE TEXTO DE UM EDUCANDO, DO TERCEIRO ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CICLO I, DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA
Marcia Regina Gobatto SALA DE FORMADOR/A: REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CEFAPRO/MT
Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha COMO CLARICE: ENQUANTO EU TIVER PERGUNTAS...CONTINUAREI A ESCREVER
Marinalva Nunes Fernandes PRÁTICAS DOCENTES E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE O ONTEM E O HOJE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Marinês Juliana Carvalho Martins Letramentos Múltiplos: perspectivas e mediações em tempos ciberculturais
Michelle Graziela de Oliveira Nobile O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
Olira Saraiva Rodrigues DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UMA NOVA DIDÁTICA PARA ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO
Roseany Diniz Barbosa do Nascimento EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Silvair Félix dos Santos AS NORMAS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA DÉCADA
DA EDUCAÇÃO DE 1997 A 2007: MAPEAMENTO E CONCEPÇÕES1
Simone de Paula Rodrigues Moura A EXPRESSÃO DE COMPREENSÕES A PARTIR DE ATIVIDADES COM SOFTWARES E A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Simone Maria Alves de Lima DESAFIOS DA INCLUSÃO: DIÁLOGO COM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Simônia Peres da Silva ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS: NOVAS ESTRATÉGIAS DE PODER E HEGEMONIA PARA O SETOR EDUCACIONAL
Telma Aparecida Teles Martins Silveira EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES1
Wilian Rodrigues Correia O PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR EM UMA ESCOLA DE MATO GROSSO.
Pôster Científico
Autor Título
Adrielle Fernandes Dias APRENDIZAGEM ESCOLAR NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI: POSSÍVEIS ENCONTROS COM A APRENDIZAGEM DIALÓGICA NOS CADERNOS DE PESQUISA1
Alessandra de Oliveira Santos PERSPECTIVAS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DO DOCUMENTO REFERÊNCIA CONAE-2014
Ana Cláudia Veríssimo Machado DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Ana Paula de A. S. Magalhães DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS ALUNOS
Dayanne Priscila de Oliveira Nobile A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Elis Veloso Portela de Araújo VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR: CAMINHOS APONTADOS PELA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DE QUALIDADE
Flávia Rodrigues Alves G. de Freitas de Souza O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA CONAE/2010 E NO PROJETO DE LEI n. 8.035/2010 E PLC n. 103/2012
Keilita Santos Silva EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DIÁLOGO ENTRE A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E A TEXTUALIDADE
Laíse A. Ribeiro ESTRATÉGIA DE ACOMPANHAMENTO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA AÇÃO DO PIBID EM RIO VERDE – GO.
Luana Mendes de Oliveira A COMPREENSÃO DO DIÁLOGO IGUALITÁRIO ATRAVÉS DA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA1
Lusdalva de Castro Silva PIBID PUC GOIÁS: A CONTRIBUIÇÃO DO SUBPROJETO PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Marcello Lucas O LÚDICO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA ABORDAGEM DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Marcia Gouveia da Cunha A COMUNICAÇÃO E O DIÁLOGO NA PERSPECTIVA DE AUSTIN E FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA O CONCEITO DE APRENDIZAGEM DIÁLOGICA
Vilma Ribeiro de Almeida A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA
Relato de Experiência
Autor Título
Ana Maura Alves Lima A PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL: UMA INTERFACE COM AS FÁBULAS DE ESOPO
Ana Paula de Aguiar resumo PROEJA FIC/PRONATEC: RELATO DO DIAGNÓSTICO DO PERFIL SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO E DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, REALIZADOEM 2013 EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA
Ana Paula de Aguiar PROEJA FIC/PRONATEC: RELATO DO DIAGNÓSTICO DO PERFIL SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA
Andréa Alves da Silva Souza O BILHETE E A CARTA COMO EVENTOS DE LETRAMENTO
Cláudia Borges Costa FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA EJA E DA EP: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL E DO MERCADO
Cristina Aparecida dos Santos O TRABALHO DOS BOLSISTAS DO PIBID EM UMA ESCOLA INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE MORRINHOS
Denise Cardoso Campos Santos 'FORMAÇÃO CULTURAL: ESTUDO SOBRE A BOSSA NOVA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Deylla Nara Garcia Manjela CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Ellen Moreira Gomides PROFESSORES EM FORMAÇÃO USAM SOFTWARES
EMPREGANDO A CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ANÁPOLIS
Hilda Maria Alvarenga “SOMOS DIFERENTES, MAS NÃO DESIGUAIS!”
REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES ÉTINICORRACIAIS NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Inez Maria Milhome Viana A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA FUNÇÃO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO
Janniffer Custódio da Silva EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, REALIDADES DE DOCENTES E DISCENTES EM UM COLÉGIO DE RIO VERDE – GOIÁS.
Jonas Augusto Kunzler APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Josiane Kunzler A ATUAÇÃO DA REDE DE EDUCADORES EM MUSEUS DE GOIÁS
(REM-GOIÁS) EM PROL DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Kethullin Rezende Trindade “VIAGEM AO CENTRO DA TERRA”:
POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR NO CICLO II1
Lucília Chaves de Oliveira UMA INTERFACE COM A LITERATURA INFANTIL – FÁBULAS DE ESOPO
Maiara Ferreira de Souza A ROTINA ESCOLAR SOB NOSSA ÓTICA
MÁRCIO LEITE DE BESSA ESCOLA PÚBLICA DE SUCESSO, É POSSÍVEL?
Maria Francisca da Cunha O TRABALHO DOS BOLSISTAS DO PIBID EM UMA ESCOLA INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE MORRINHOS
Milena Lemos Alves ORIENTAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA-ATIVA NA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: EXPERÊNCIAS DO PIBID-BIOLOGIA UEG UNU ITAPURANGA
Mônica Ap. Barbarini QUALIDADE DE VIDA E SUAS IMPLICAÇÕES NA MELHORIA DO
ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Neuda Alves do Lago CONTINUING FORMATION: TEACHERS’ IMPROVEMENT NO SUDOESTE GOIANO
Priscila Correa Junqueira LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Sirley Aparecida de Souza CÍRCULO RESTAURATIVO - UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA RESTAURATIVA NO CEPAE/UFG
Vânia Moreira Lino PROJETO EDUCANDO PARA A LIBERDADE
Vivianne Fleury de Faria Abordagem do texto literário segundo uma perspectiva da Literatura Comparada
Wanessa Cristina Manhente Rocha ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Voltar ao Menu

 

Trabalhos Encomendados
Autor Título
Daniella Bezerra AS ABORDAGENS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E O ENSINO MÉDIO (INTEGRADO): RUMO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Edna Pires, Marlene Reis e Ricardo Teixeira REFLEXÕES SOBRE A DIALÉTICA INCLUSÃO/EXCLUSÃO NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Magili Duarte e Elizabete Pereira Projeto institucional de formação continuada de professores de inglês da educação básica: um relato de experiência
Maria de Fatima Cruvinel (CEPAE-UFG) LEITURA E ESCRITA: A QUALIDADE DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria Emília Rodrigues, Claudia Costa e Lênin Garcia A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DEBATE
Micheline Lage PRÁTICA DE ENSINO E O ESTÁGIO SOB O OLHAR DE PROFESSORES DE LETRAS: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE LITERATURA E EDUCAÇÃO
Mirelle Bernardo DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL ATRAVÉS DE INTERAÇÕES VIRTUAIS
Sandra V. Limonta MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O TRABALHO DIDÁTICO NA ESCOLA
Suely Bastos O ENSINO DAS FRAÇÕES E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS

 

Voltar ao Menu